O NOVO TESTAMENTO

O que é o Novo Testamento (NT)?

É a parte da bíblia onde encontramos o anúncio, a mensagem e prodígios de Jesus Cristo como a realização plena das promessas de salvação e paz pregadas e esperadas no Antigo Testamento. Sua mensagem central é o próprio Cristo que veio ao mundo para estabelecer a aliança definitiva entre Deus e os homens, e o próprio Jesus é expressão plena dessa aliança.

Jesus inaugura essa nova aliança pregando um Reino de partilha, paz, solidariedade, abundância e fraternidade que é possível quando os homens são fiéis a Deus e corresponde ao seu amor.

Jesus, apesar de saber ler e escrever, não deixou nada escrito. Ele pregou, ensinou e realizou a vontade do Pai. Com isso ele entrou em conflito com a estrutura da sociedade de sua época que o prendeu e o levou à morte. Contudo, ressuscitou e enviou o Espírito aos seguidores para que continuassem sua missão.

Como se divide o Novo Testamento?

O Novo testamento é um conjunto formado por 27 livros, agrupados conforme temas e estilos diferentes: evangelhos, atos dos apóstolos, epístolas ou cartas e apocalipse.

Os evangelhos (São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João) agrupam 4 formas de anúncio de Jesus, escritas no ambiente de comunidades diferentes. Por isso tratam da pessoa, ações e palavras de Jesus de modo ao mesmo tempo semelhante e diferente. Não são biografia e sim anúncio para levar à fé em Jesus, isto é, ao compromisso de continuar sua obra, pela palavra e ação.

Os Atos dos Apóstolos constitui a 2a, parte do Novo Testamento, escrito por São Lucas, mostra o anúncio de Jesus e a formação das primeiras comunidades cristãs.

As epístolas ou cartas são escritos dirigidos às primeiras comunidades cristãs. Elas nos idéia dos problemas e tribulações sofridas por elas. A São Paulo são atribuídas 14 delas.

O Apocalipse, atribuído a São João, é um escrito em linguagem figurada, porque se dirige aos cristãos em tempo de perseguição pelos imperadores Romanos. Apresenta Jesus Cristo Ressuscitado como o Senhor do mundo e da história e faz um apelo aos cristãos para anunciá-lo sem medo, enfrentando até mesmo a própria morte.

___________________________________________
José Luiz C. Duarte
www.jduarte.com

abril 2017
S T Q Q S S D
« mar    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

O SANTO DO DIA

Untitled Document O  Santo do dia