OS LIVROS SAGRADOS SEGUNDO O CÂNON (=lista) CATÓLICO

1º) ANTIGO TESTAMENTO

A)O Pentateuco (se compõem dos livros: )

Gênesis …………………. Gn
Êxodo …………………… Ex
Levítico ………………… Lv
Números …………………. Nm
Deuteronômio …………….. Dt

B)Livros Históricos
Josué …………………… Js
Juizes ………………….. Jz
Rute ……………………. Rt
Samuel ………………….. 1Sm e 2Sm
Reis ……………………. 1Rs e 2Rs
Crônicas ………………… 1Cr e 2Cr
Esdras ………………….. Esd
Neemias …………………. Ne
Tobias * ………………… Tb
Judite * ………………… Jt
Ester (*) ……………….. Est
Macabeus * ………………. 1Mc e 2Mc

C)Livros poéticos e sapienciais
Jó ……………………… Jó
Salmos ………………….. Sl
Provérbios ………………. Pr
Eclesiástes ……………… Ecl
Cântico dos Cânticos ……….Ct
Sabedoria * ……………… Sb
Eclesiástico * …………… Eclo

D)Livros Proféticos
Isaías ………………….. Is
Jeremias ………………… Jr
Lamentações ……………… Lm
Baruc * …………………. Br
Ezequiel ………………… Ez
Daniel * ………………… Dn
Oséias ………………….. Os
Joel ……………………. Jl
Amós ……………………. Am
Abdias ………………….. Ab
Jonas …………………… Jn
Miquéias ………………… Mq
Naum ……………………. Na
Habacuc …………………. Hab
Sofonias ………………… Sf
Ageu ……………………. Ag
Zacarias ………………… Zc
Malaquias ……………….. Ml

2º) O NOVO TESTAMENTO

Evangelho segundo S. Mateus …. Mt
Evangelho segundo S. Marcos …. Mc
Evangelho segundo S. Lucas ….. Lc
Evangelho segundo S. João …… Jo

Atos dos Apóstolos …………. At

Epístola aos Romanos ……….. Rm
Epístolas aos Coríntios …….. 1Cor e 2Cor
Epístola aos Gálatas ……….. Gl
Epístola aos Efésios ……….. Ef
Epístola aos Filipenses …….. Fl
Epístola aos Colossenses ……. Cl
Epístolas aos Tessalonicenses …1Ts e2 Ts
Epístolas a Timóteo ………… 1Tm e 2Tm
Epístola a Tito ……………. Tt
Epístola a Filemon …………. Fm
Epístola aos Hebreus ……….. Hb

Epístola de S. Tiago ……….. Tg

Epístolas de S. Pedro ………. 1Pd e 2Pd

Epístolas de S. João ……….. 1Jo, 2Jo e 3Jo

Epístola de S. Judas ……….. Jd

Apocalípse ………………… Ap

Os 27 livros que compõem o Novo Testamento (NT) chegaram até nós em grego.

Já o Antigo Testamento (AT), tal como foi aceito pela Igreja Católica, se compõe de 46 livros. A língua original de 39 deles é o hebraico, com trechos em aramaico em Esdras (4,8-6; 7,12-26) e em Daniel (2,4b-7,28). Os outros 7 livros, bem como partes de Ester e Daniel (assinalados com asterisco *), chegaram até nós em grego pela tradução dos Setenta (Septuaginta) para os judeus fora da palestina.

As edições protestantes, provenientes do canon hebraico (judeus da palestina), habitualmente não trazem no AT os livros chamados deuterocanônicos: Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, Baruc, Sabedoria, Eclesiástico, Ester (10,4-16,24) e Daniel (3,24-90;13-14).

Cf. “A Bíblia de Jerusalém” – Edições Paulinas.

3º) OS LIVROS DA BÍBLIA

Os livros (Mensagem sintética)

Gênesis
Gênesis significa origem. Este livro, o 1° da Bíblia conta a origem do mundo e dos homens. Deus é o criador e nós as criaturas. Conta também como surgiu e o crescimento do mal no mundo. É a resposta às perguntas: quem fez o mundo, as coisas, as pessoas …?; porque existe maldade no mundo?

Êxodo
Êxodo significa “saída”. Este livro conta a saída do povo judeu da escravidão do Egito. Essa libertação foi realizada por Moisés sob as ordens e bênçãos de Deus.

Levítico
Os levitas eram os sacerdotes do povo de Israel. Neste livro há as orientações e regras de como se devia orar e fazer sacrifícios a Deus.

Números
Conta as lutas do povo de Israel com os povos vizinhos quando caminhavam pelo deserto em direção à Terra Prometida sem perder a fé e esperança.

Deuteronômio
Deuteronômio significa “Segunda Lei”. Mostra a fidelidade a Deus e às suas leis. Mostra a caridade para com o próximo. É o livro das leis.

Josué
Contas vitórias e derrotas do povo na conquista da terra de Canaan. Quando o povo seguia a lei de Deus, conseguia a vitória e quando se afastava de Deus, era derrotado.

Juizes
Os juizes eram homens célebres, geralmente militares. Neste livro narra-se guerras vitoriosas conseguidas por esses homens, como Gedeão, Sansão, e outros.

Rute
Mulher estrangeira, viúva que se casou com Booz. É exemplo de piedade e de fidelidade e perseverança. O livro mostra a universalidade da salvação e que Deus é para todos.

Samuel (2livros)
Mostram a história do início da monarquia em Israel com os primeiros reis Saul e Davi. De modo particular a história de Davi desde sua juventude com Golias até sua morte. Narram os pecados e penitências de Davi e a obediência de Samuel. Neles encontramos um dos mais belos cânticos do AT, o cântico de Ana que é fonte de inspiração para o Magnificat (1Sm2,1-10)

Reis
Narram a história de Salomão, filho de Davi e dos reinos de Israel e Judá.

Crônicas
Os livros (1 e 2) das Crônicas mostram como Deus se utiliza dos reis para realizar seu plano de amor entre os homens. Narram também o exílio de Israel realizado pelo rei Ciro. Israel fica desterrado por 70 anos na Babilônia.

Esdras e Neemias
Falam da renovação religiosa do povo de Israel quando volta do exílio. Esdras luta para que o povo observe a lei com a reconstrução do templo.

Tobias, Judite e Ester
Tobias, homem piedoso e fiel, se mostra perseverante ao amor de Deus. Mostra também a santidade do casamento. Judite é uma grande libertadora que confia em Deus. Ester por sua vez também, símbolo da mulher forte e fiel a Deus, liberta Israel do morticínio decretado por Assuero.

Macabeus
Mostram-nos heróis na fé, testemunhas de confiança de Deus, fé na imortalidade da alma. Exemplo são os macabeus martirizados e mortos numa perseguição contra os judeus realizado pelos romanos.

Salmos
Salmo significa “Louvor”. É um livro que reúne as orações de louvor, penitência, petição, confiança, lamentação do povo de Israel.

Provérbios
São sentenças populares. Dão um conceito puro de Deus como justo, bom, misericordioso e criador. Mostram como se deve educar e denunciam os vícios. Acentuam a piedade filial.

Eclesiástes
É um livro um pouco pessimista. Mostra a tristeza e as trevas após a morte. O coração humano deseja a felicidade eterna. “Ama a Deus e observa os seus mandamentos: eis aí o homem todo”.

Sabedoria
Mostra a sabedoria de Deus. Ë um louvor a sabedoria de Divina.

Eclesiástico
Exorta os maridos, as mulheres, aos pais, aos filhos, aos homens da lei, aos anciãos. Fala da riqueza e pobreza, comércio, educação, hospitalidade …

Isaías
É o profeta da justiça. Denuncia a idolatria e os abusos sociais. Ameaça os ricos que desprezam os pobres. Conclama o povo ao arrependimento e à fé. Fala de um rei que há de vir e será o príncipe da paz, maior que Davi. Cristo será o seu nome. O homem que trará a salvação e libertação total.

Jeremias
Interpreta os sofrimentos e as ruínas do povo de Israel como um chamado à renovação, ao amor, ao perdão e à vida nova. Jeremias é um justo sofredor.

Baruc
Exorta à penitência, à coragem e à esperança.


Jó não é profeta. Seu livro mostra que apesar de todo o sofrimento o homem não deve perder a fé e esperança, Ter esperança na desesperança; Jó é a personificação do justo sofredor que mesmo se sentindo abandonado não perde a fé.

Ezequiel
Anunciou a destruição de Jerusalém fruto da infidelidade de Israel.

Daniel
O Reino de Deus é dos homens de fé e constância.

Oséias
Ele delata a infidelidade do povo para com Deus. Pela primeira vez na Bíblia a união de Deus com seu povo é comparada por ele com o noivado. Esta imagem será empregada de novo por quase todos os profetas que lhe seguirão. Oséias insiste no caráter moral dos castigos que ele anuncia, e põe um acento particular sobre o amor de Deus para com seu povo.

Joel
O tema principal é o dia de Javé. Deus vai recompensar seu povo com paz e felicidade. Os inimigos serão vencidos. Porém para que tudo isso aconteça é necessário uma mudança de vida e costumes.

Amós
Amós é um pastor de ovelhas que denuncia a opressão dos pobres, as injustiças sociais e a corrupção política.

Abdias
O seu oráculo é contra Edon por se alegrar com a ruína de Jerusalém. A vingança de Deus também atingirá os povos que praticam a injustica e toda sorte de maldade.

Jonas
Jonas é convocado por Deus para ir a Nínive, mas se recusa e é engolido por um baleia. Se converte e acolha a missão de levar a mensagem de Deus a aquele povo pagão.

Miquéias, Naum e Sofonias
Miquéias profetizou a ruína da Samaria. Naum descreveu o julgamento de Deus sobre o mundo com a destruição de Nínive (em 608 A.C.), anunciando um tempo de paz. Sofonias é um profeta da justiça e mostra que o nome de Deus será glorificado por todos os povos.

Habacuc e Ageu
Habacuc anuncia a invasão dos inimigos no território de Israel. Deus salvará o justo e punirá o invasor. Ageu fala da reconstrução do templo em Jerusalém, lugar escolhido por Deus .

Zacarias e Malaquias
Zacarias prega uma reforma moral e mostra o futuro reino de Cristo. Malaquias fala do amor de Deus por seu povo, do qual é uma prova o recente castigo de Edom. Mas ele explica que Deus não é mais generoso em bênçãos devido as negligências no ministério sacerdotal, o não respeito à santidade do matrimônio, no não pagamento dos dízimos.

Os evangelhos
Mateus, Marcos, Lucas e João. Evangelho significa “Boa Nova”. A Boa Nova é Cristo. Os quatro evangelista narram as palavras e obras de Jesus. Anunciam que o messias, o libertador esperado chegou. A libertação será feita com o amor, bondade e fé.

Atos dos Apóstolos
Aqui encontramos tudo o que os apóstolo fizeram, como a fundação e vida das primeiras comunidade cristãs, após a ressurreição de Cristo

As epístolas
Epístola significa carta. Paulo escreveu 14 ás comunidades que fundou (Romanos, 2 aos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, Filipenses, Colossenses, 2 aos Tessalonicenses, 2 a Timóteo, a Tito, a Filemon e as Hebreus. São Tiago escreveu uma, São Pedro 2 e São João escreveu 3.

Apocalípse
Significa “Revelação” de como a Igreja vencerá todo o mal. No fim a Igreja triunfará sobre o pecado, o egoísmo e todo o inimigo de Deus e de Cristo.

José Luiz Cruz Duarte
www.jduarte.com

outubro 2017
S T Q Q S S D
« jun    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

O SANTO DO DIA

Untitled Document O  Santo do dia