SÃO FRANCISCO e o NATAL

s-fco-e-natalSão Francisco manifestou respeito e veneração profunda pelo Natal de Jesus, como escreve seu primeiro biógrafo Tomás de Celano II,199-200.

Qualquer comentário é desnecessário ao lermos o que o biógrafo escreve a respeito do amor de Francisco  pelo mistério da encarnação:

“Celebrava com incrível alegria, mais que todas as outras solenidades, o Natal do Menino Jesus, pois afirmava que era a festa das festas, em que Deus, feito um menino pobrezinho, dependeu de peitos humanos. Beijava como um esfomeado as imagens dessa criança, e a derretida compaixão que tinha no coração pelo Menino fazia até com que balbuciasse doces palavras como uma criancinha. Para ele, esse nome  era como um favo de mel na boca. Certa vez em que discutiam os frades se era permitido comer carne porque era uma sexta-feira, disse a Frei Morico: ‘Irmão, cometes um pecado chamando de sexta-feira o dia em que o Menino nasceu para nós. Quero que nesse dia até as paredes comam carne. Se não podem, pelo menos sejam esfregadas com carne!’

Queria que, nesse dia, os pobres e os esfomeados fossem saciados pelos ricos, e que se concedesse uma ração maior e mais feno para os bois e os burros. Até disse: ‘Se eu pudesse falar com o imperador, pediria que promulgasse esta lei geral: que todos que puderem joguem pelas ruas trigo e outros grãos, para que nesse dia tão solene tenham abundância até os passarinhos, e principalmente as irmãs cotovias”.

UM FELIZ NATAL NA PAZ E NO BEM!

QUE O DEUS DE BELÉM ABENÇOE A TODOS!

 

José Luiz Cruz Duarte